Prof. Fernanda Tovar-Moll, MD, PhD

Unidade de Conectividade Cerebral

Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e Universidade

Federal do Rio de Janeiro

projetos

A Prof. Fernanda Tovar-Moll promove pesquisas translacionais conduzidas em sujeitos saudáveis, pacientes e modelos animais. Alguns destes estudos são realizados em parceria com colaboradores de diferentes instituições. Para saber mais sobre eles, clique em Colaboradores.

Estudos em Humanos

Neuromodulação e Conectividade Cerebral

O objetivo principal deste tópico é investigas alterações cerebrais induzidas por neuromodulação em indivíduos saudáveis, amputados e em alguma doenças neurológicas, como o AVC, por exemplo. Para isso, utilizamos neurofeedback por FMRI, e outras técnicas de neuromodulação, como o tDCS.

Imageamento da Plasticidade Cerebral

Aqui nós aplicamos técnicas de RM (além de correlações clínicas e neurofisiológicas) para investigar a plasticidade cerebral em pacientes com doenças do desenvolvimento.

Neurobiologia e Neuroimagem de doenças neuropsiquiátricas e do envelhecimento

Nesta linha de pesquisa nós investigamos as alterações cerebrais associadas ao envelhecimento normal, à Doença de Alzheimer e ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Estudos em modelos animais

Plasticidade Cerebral

Usando modelos animais de doenças do desenvolvimento, psiquiátricas e de amputados, nós investigamos o "disconectoma" cerebral utilizando técninas de RM e histológicas.

@2023 by Prof. Fernanda Tovar-Moll, MD, PhD | Brain Connectivity Unit - Rio de Janeiro, Brazil.